REAL THAW 2019

A Força Aérea Portuguesa realiza o exercício multinacional Real Thaw 2019 (RT19), entre os dias 22 de setembro e 04 de outubro, a partir da Base Aérea N.º11, em Beja.

O RT19 junta militares da Força Aérea, Marinha e Exército portugueses e forças da Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos da América e NATO, num total de 600 participantes e 21 aeronaves.

  
  
PRESS PAPER

 

  OBJETIVOS  

O RT19 tem como principal objetivo avaliar e certificar a capacidade operacional da Força Aérea, proporcionando treino conjunto multinacional.
São também objetivos deste exercício preparar os militares para missões internacionais em cenários operacionais e proporcionar interoperabilidade entre países e respetivos meios.
Desta forma, o RT19 desenrola-se tendo como base o treino, a qualificação e o aprontamento das unidades aéreas, e respetivas tripulações, de forma a dotar as mesmas com as valências necessárias à realização de operações aéreas.


Durante o RT19 serão executadas as seguintes missões:

  Defesa do espaço aéreo;
  Proteção a helicópteros e viaturas terrestres de transporte em missão humanitária;
Apoio aéreo próximo a forças terrestres e operações especiais;
Extração de elementos militares ou civis, com e sem ameaça aérea;
Lançamento de carga e de Pára-quedistas;
Busca e Salvamento em zonas de combate;
Evacuações aeromédicas;
Operações CIMIC ( Cooperação civil – militar);
Ataque convencional com armamento guiado e de alta precisão a alvos fixos e móveis;
Ataque convencional a forças marítimas.


SPOTTERS

  REGULAMENTO  

Durante o REAL THAW 2019, será realizado um Spotters Day, na Base Aérea N.º 11, em Beja, no dia 30 de setembro.
O Spotters Day destinar-se-á a todos os apreciadores de fotografia e amantes da aviação militar e terá um limite de 100 participantes.
A participação obriga a inscrição, mediante o envio de um e-mail para realthaw@emfa.pt.
No e-mail enviado, deverá ser indicado o número de BI ou CC.
As inscrições iniciam-se às 00h00, do dia 10 de setembro, e terminam assim que esteja atingido o número máximo de participantes.
A lista final será divulgada no dia 17 de setembro.
As inscrições consideram-se oficialmente aceites quando forem divulgadas na página.
A participação no Spotters Day tem um custo de 25€ e inclui um patch do RT19 e refeições.
O Spotters Day tem um programa definido e realizar-se-á entre as 10h00 e as 22h00. Haverá atividade aérea diurna e noturna.
As atividades seguirão o percurso delineado, com um Oficial a indicar o itinerário e a acompanhar todo o evento.
O uso de um colete refletor é obrigatório para cada participante.
Cada participante poderá enviar fotografias para o e-mail das Relações Públicas do exercício, a fim de enriquecer o acervo fotográfico da Força Aérea, podendo a instituição divulgar essas imagens em alguns casos.
A Força Aérea, mediante o envio voluntário de fotografias para o e-mail já referido, pode utilizar essas imagens livremente, renunciando o autor a receber qualquer contrapartida financeira ou de outra índole. Os créditos serão, naturalmente, concedidos ao autor.
Os custos inerentes à aquisição de produtos alimentares ou outros bens e serviços durante as atividades são da responsabilidade dos participantes.
Por motivos operacionais, a Força Aérea Portuguesa pode ter de alterar ou suspender atividades previstas para o exercício RT19, no seu todo ou em parte, não lhe sendo imputada qualquer responsabilidade.
As inscrições serão ordenadas por ordem cronológica de entrada na conta de e-mail indicada, caso seja necessário limitar o número de participantes.

Nota: Para os menores de idade que pretendam participar, existe a obrigação de se fazerem acompanhar pelo Termo de Responsabilidade para Menores, disponível aqui, tendo contudo de ser acompanhados por um responsável maior de idade.

 


CONTACTOS


Alferes Ariana Santos       +351 911 826 150
Alferes Mauro Rodrigues   +351 914 324 273

E-mail: realthaw@emfa.pt