Núcleo de Operações Táticas de Projeção

Missão

Treinar e aprontar a Unidade de Proteção da Força (UPF).

 

Competências

a) Garantir a proteção dos meios humanos e materiais da Força Aérea, incluindo os constituintes das Forças Nacionais Destacadas;

b) Providenciar a segurança física de instalações e o controlo de acessos às mesmas;

c) Providenciar a coordenação e ligação com forças amigas;

d) Promover a ligação com organizações civis nas áreas de operações (organizações não governamentais, autoridades locais, serviços de emergência e serviços médicos);

e) Promover escoltas a comboios de abastecimentos para apoio às operações aéreas.  

HISTÓRIA

O Núcleo de Operações Táticas de Projeção (NOTP) é legalmente constituído com a entrada em vigor da NEP de Segurança 025 do então COFA, de 17 de Setembro de 2007, encontrando-se sedeado no Campo de Tiro.

A sua criação advém da necessidade por parte da Força Aérea (FA) em dispor de equipas treinadas nas vertentes de Active Defense, capazes de efectuar a protecção e segurança de meios e Forças Nacionais Destacadas (FND), ao serviço das várias organizações internacionais com as quais Portugal assumiu compromissos políticos no âmbito da Defesa.

No entanto, a sua missão não se esgota nas acções de Protecção de meios da FA. O NOTP, tem de igual modo vindo a colaborar e a contribuir, de forma activa para o aprontamento de militares da FA e de outros ramos e serviços, principalmente nas vertentes de Tiro e de Técnica e Táctica de Combate.

Do mesmo modo, desenvolve acções de prontidão operacional com as Esquadras de Voo da FA, criando sinergias importantes neste âmbito para a preparação táctica das respectivas tripulações.

Assim, estas acções têm vindo a contribuir para um crescendo do desenvolvimento de capacidades operacionais, de forma a manter os patamares de excelência característicos da FA.
 
Em termos operacionais, o NPF, tem vindo a participar em diversas Missões e exercícios, quer em território nacional, quer em território estrangeiro, destacando-se:


-ISAF (Afeganistão):
    - Destacamento C-130 2008 e 2009;
    - TACP 2010;
-EUFOR (Chade):
    - Destacamento C-130 2008;
- EUFOR ATALANTA:
    - Destacamento P3P 2010;
- NATO Ocean Shield Destacamento P3C 2011;
- Island Air Policing 2012;
- Operação MANATIM 2012;
- Evacuação de Cidadãos nacionais do Egipto e Líbia 2011;
- Protecção equipa médica Líbia 2011;
- Cimeira Europa- África 2008;
- Cimeira da NATO 2010;
- FORCEVAL 2011;
- Exercício Real Thaw 2009 a 2012;
- Exercício Hot Blade 2012;
- Exercício Sword Fish 2010 e 2011.