Base Aérea Nº 6

Brasão

Escudo - De azul, dragão de ouro, armado e lampassado de vermelho, em ponta, um montijo de negro perfilado de prata carregado com uma faixa, ondada, de prata e azul.
Divisa - Num listel de branco, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas, de negro: ««FORÇA E GRANDEZA DE ÂNIMO»».
Coronel Aeronáutico - É de ouro, constituído por um aro liso com virolas nos bordos superior e inferior, encimado por oito pontas, das quais cinco aparentes. A ponta central e as laterais são encimadas por duas asas de águia estendidas. As pontas intermédias são encimadas por cruzes de Cristo.

 

Simbologia

O Dragão - símbolo da vigilância e da custódia, é alusão à atividade aérea da Base. 
O Montijo - é elemento falante das armas e foi retirado das armas da cidade em sua homenagem. 
A Faixa - ondada representa o rio Tejo ao qual a Base está ligada. 
A Divisa - «FORÇA E GRANDEZA DE ÂNIMO» reflete as características basilares de atuação da Unidade, a potência bélica dos seus meios e a elevada coragem da sua gente. 
Coronel Aeronáutico - é sinal distintivo privativo da Força Aérea que com ele caracteriza todas as suas Unidades e Órgãos. 
O Azul - representa o espaço aéreo onde se exerce a atividade fundamental da Base e significa o zelo no cumprir e a lealdade em servir. 
O Ouro - a constância e a firmeza no agir.