Base Aérea Nº 1

Brasão

É de ouro, constituído por um aro liso com virolas nos bordos superior e inferior, encimado por oito pontas, das quais cinco aparentes. A ponta central e as laterais são encimadas por duas asas de águia estendidas. As pontas intermédias são encimadas por cruzes de Cristo.

Num listel de branco, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas, de negro: ««SABER PARA BEM SERVIR»».

De azul, com um castelo de ouro lavrado do mesmo, aberto e iluminado de negro, em chefe de ouro, a Passarola, de negro.

O Castelo - é alusão a Sintra lugar onde a Base está situada.
A passarola - representa a atividade de voo e constitui homenagem ao primeiro português que tentou voar e tem sido símbolo tradicional da Unidade.
A Divisa - « SABER PARA BEM SERVIR » exorta os que ali são instruídos ao estudo e à aprendizagem.
Coronel Aeronáutico - é sinal distintivo privativo da Força Aérea que com ele caracteriza todas as suas Unidades e Órgãos.
O ouro - simboliza a constância na atividade de instrução.
O azul - representa o ar e o espaço.

Estandarte

Gironado de ouro e negro, com bordadura de azul acantonada de prata. Ao centro, brocante, sobre o gironado um listel circular de prata com a divisa «SABER PARA BEM SERVIR». Dentro do círculo formado pelo listel contém-se o escudo com o brasão de armas da Unidade. Em cada canto, bordadas a negro as iniciais «BA1».

 

O estandarte está debruado por um cordão de ouro e negro e franjado de prata e azul.

Brasão de Armas do Comandante

Escudo - de azul, com um castelo de ouro lavrado do mesmo, aberto e iluminado de negro, em chefe de ouro, a Passarola, de negro.
Divisa - num listel de branco, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas, de negro: «« SABER PARA BEM SERVIR »».
Elmo - quatrocentista de prata, com grades e guarnições de ouro, tauxiado de negro, forrado de vermelho e colocado a três quartos para a dextra.
Elmo - de vermelho, perfilada e afivelada a ouro.
Paquife - de ouro, negro, azul e prata.
Virol - de azul, ouro e negro.
Timbre - o castelo do escudo

Simbologia
O Castelo - é alusão a Sintra lugar onde a Base está situada.
A passarola - representa a actividade de voo e constitui homenagem ao primeiro português que tentou voar e tem sido símbolo tradicional da Unidade.
A Divisa - «SABER PARA BEM SERVIR» exorta os que ali são instruídos ao estudo e à aprendizagem.
O Ouro - simboliza a constância na actividade de instrução.
O azul - representa o ar e o espaço.