O A-29N Super Tucano é uma aeronave projetada e produzida pela fabricante Embraer, com o importante papel de ser utilizada para treino básico e avançado de pilotos.
A aeronave tem capacidade para realizar missões operacionais como combate a atividades ilícitas, vigilância de fronteiras, apoio a tropas terrestres, entre outras. Está capacitada para operar a partir de pistas semi-preparadas e em zonas mais adversas sem degradação do seu desempenho.
Possui a capacidade de serem adicionados tanques externos de combustível, otimizando a autonomia e alcance máximos da aeronave. O sistema propulsor é composto por um motor turboprop PT6A-68C de 1.600 shp de fluxo reverso e uma hélice de cinco pás, permitindo operar com maiores pesos e transportar até 1.550 kg de carga externa, incluindo a capacidade de colocar armamento, possuindo cinco pontos de suspensão, e duas metralhadoras internas de calibre .50.
A versão A-29N procura elevar o Super Tucano a um outro nível, em particular no contexto de operação em single pilot e nos sistemas da aeronave, resultando numa variante mais capaz e tecnologicamente atualizada. Integra um conjunto de aviónicos e sistemas modernizados que lhe dá sofisticação operacional, garantindo consciência situacional elevada e gestão de missão eficiente.
Integra um glass cockpit compatível com NVG, controlos HOTAS, capacidade de integração com datalink e capacidade para sistemas como FLIR, chaff/flare e alertas de ameaça, reforçando a sua eficácia em missões reais.
Assim, o A-29N demonstra robustez e capacidades ampliadas, tornando-se uma aeronave versátil, quer para treino avançado, como para operações em cenários exigentes.
Especificações Técnicas
Motor
1 x Pratt & Whitney Canada PT6A-68C
Potência
1.600 shp
Comprimento
11,35 m
Envergadura
11,09 m
Altura
3,96 m
Velocidade Máxima
520 km/h
Velocidade Mínima
159 km/h
Alcance Máximo
1.398 km
Autonomia Máxima
03H46
Peso vazio
3.247 kg
Peso máximo na descolagem
5.400 kg
Tecto Máximo
10660 m
Combustível
648 L
Ano de Ínicio
2025
