O Coronel Carlos Alberto Monteiro de Oliveira nasceu em Almeida a 29 de abril de 1961.

Foi incorporado na Força Aérea a 1 de setembro de 1982, tendo depois ingressado no Quadro Permanente de Oficiais da Força Aérea em março de 1987, após ter frequentado o Curso de Técnicos de Manutenção de Armamento e Equipamento Aeronáutico entre outubro de 1985 e março de 1987.

Entre março do mesmo ano e abril de 1994, esteve colocado no Centro de Instrução N.º 2 onde desempenhou diversas funções, incluindo a de instrutor de armamento e Chefe do Núcleo de Armamento e Equipamento.

Entre abril de 1994 e janeiro de 2007 esteve colocado na Repartição de Armamento da Direção de Mecânica e Aeronáutica, onde desempenhou funções no âmbito do Grupo de Trabalho do F-16. Foi também durante este período que frequentou, entre outubro de 1999 e junho de 2000, o Curso Geral de Guerra Aérea no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea em Sintra.

A partir de janeiro de 2007 e até janeiro de 2014, esteve colocado neste Campo de Tiro, onde acumulou as funções de Comandante da Esquadra de Apoio e de 2.º Comandante.

Entre o início de 2014 e fevereiro de 2018, esteve colocado no Centro de Informações e Segurança Militar do Estado Maior General das Forças Armadas onde acumulou funções de Analista de Informações e Chefe da Secção I3 da Repartição de Informações. Foi ainda durante este período de tempo, entre fevereiro e agosto de 2017, que cumpriu uma missão num país do médio oriente, como chefe de uma Célula de Informações Militares.
Entre fevereiro de 2018 e a presente data esteve colocado na Divisão de Operações do Estado Maior da Força Aérea, onde desempenhou funções como Chefe da Repartição de Relações Externas.

Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações entre as quais se destacam a Medalha de Comportamento Exemplar de Grau Ouro, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2.ª classe, a Medalha de Mérito Militar de 2.ª Classe e a Medalha Militar de Serviços Distintos de Grau Prata.

No dia 23 de novembro de 2018 tomou posse como Comandante do Campo de Tiro e conta antiguidade no seu atual posto desde o dia 17 de dezembro de 2018.

O Coronel Carlos Oliveira é casado e tem uma filha.