Conteúdo principal

O Coronel Técnico de Manutenção de Armamento e Equipamento Gumersindo Pedrosa Brás, nasceu em Figueira da Foz, no dia 10 de outubro de 1966.

Ingressou no Curso de Formação de Praças Especialistas, Mecânico de Electricidade e Instrumentos de Aeronaves (MELIAV), em janeiro de 1985. Após conclusão do curso, em outubro de 1985, foi colocado na Base Aérea N.º 5, Monte Real.

Nesta Unidade desempenhou funções na manutenção das aeronaves T-33 Shooting Star, T-38 Talon e A-7P Corsair II até 1988, ano em que ingressou no Curso de Formação de Sargentos, da mesma especialidade.  

Após o curso foi colocado na Base Aérea N.º 1 em 1989, onde desempenhou funções na Manutenção das Aeronaves T-37, C212-Aviocar, FTB-337G e fez parte da equipa de receção das aeronaves Epsilon TB-30.

Em 1991, ingressou no Curso Bacharelato de Tecnologias Militares Aeronáuticas na Academia da Força Aérea na especialidade de Técnico de Manutenção de Armamento e Equipamento. O primeiro curso CBTMA designado por – “Os Pioneiros”.

Entre 1995 e 2000 exerceu as funções de Instrutor no Núcleo de Armamento e Equipamento (NAE) e Formador na então Escola de Formação de Instrutores no Centro de Formação Militar e Técnica (CFMTFA), Ota.

Em julho de 2000 foi colocado no Gabinete de Qualidade da BA5 (Monte Real) onde desempenhou funções na análise de produção da manutenção das aeronaves F-16 Falcon. Um ano depois, após várias qualificações, passou a desempenhar funções de Chefe do Aprontamento da Esquadra 201 “Falcões” vulgo, Chefe da Linha da Frente.

Durante sete anos, até 2008, desempenhou as funções de Oficial de Manutenção, onde participou em diversas missões destacando o TACEVAL 2003, Fighter Weapons Instructor Training FWIT 2004 e 2008 (Holanda e Noruega), Baltics Air Policing 2007 (Lituânia), entre outras.

Integrou o Grupo de Trabalho MLU (Mid-Life-Update) nas sucessivas fases de modificação da aeronave F-16. 

Frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS) em 2008/2009, tendo de seguida sido colocado na DMSA – Repartição de Armamento e Equipamento como Gestor de Equipamentos de voo, Salvamento e Sobrevivência. 

Em setembro de 2011, regressa à Base Aérea N.º 5 onde assume as funções de Comandante da Esquadra de Manutenção de Armamento e Equipamento. Nestas funções durante cinco anos participa em vários projetos realçando os eventos Lean, tendo liderado a reorganização da manutenção do F-16 bem como no programa de Alienação de Aeronaves à Força Aérea Romena.

Em 2016, assume a chefia do Gabinete da Qualidade da Manutenção com o desígnio de agregar o então Gabinete da Qualidade e Ambiente convertendo os dois gabinetes num só. 

Foi promovido ao atual posto em 16 de Maio de 2018. 

Em março de 2019, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa, foi Assessor Técnico do Comandante da Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional de Angolam, no Lobito, província de Benguela. 

A 3 de Março de 2020, é colocado na Inspeção Geral da Força Aérea, no Gabinete de Prevenção de Acidentes com as funções de Adjunto para a Segurança com Armamento e Mísseis.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e diversas condecorações, das quais se destacam a Medalha de Prata de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2.ª Classe, a Medalha da Defesa Nacional 2.ª Classe e a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.

O Coronel Brás é casado com Ana Brás e tem dois filhos, a Patrícia e o Daniel.