Conteúdo principal

Força Aérea realiza missões de interesse público

A Força Aérea Portuguesa realizou ontem, 23 de março, três missões de interesse público, em Portugal Continental e no arquipélago da Madeira.

A tripulação da aeronave EH-101 Merlin, em alerta no Destacamento Aéreo da Madeira, na ilha do Porto Santo, foi ativada às 10:50 horas para realizar um transporte médico urgente de dois doentes.

Em Portugal Continental, a Esquadra 751 – Pumas – realizou à mesma hora o resgate de um tripulante do navio "AMALIE ESSBERGER", que se encontrava a 185 Km da Base Aérea N.°6, no Montijo. A vítima, de nacionalidade filipina, necessitava de assistência médica urgente. Após o resgate o doente foi transportado para o Aeroporto de Faro onde uma ambulância estava à sua espera.

Pelas 23:00 horas, a tripulação de alerta no Montijo foi ativada novamente para realizar uma evacuação a um navio cruzeiro – OCEANA - que se encontrava a 80 km Sudoeste do Cabo de São Vicente. O doente com insuficiência respiratória e edema pulmonar foi transportado para Lisboa tendo os cuidados de saúde sido prestados a bordo por uma equipa do INEM.

Durante o mês de março a Esquadra 751 “Pumas” já realizou 10 missões, resgatou 10 vítimas num total de 30 horas de voo, em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.