Conteúdo principal

Cerimónia de Rendição do Diretor do Museu do Ar

No dia 12 de dezembro de 2016 decorreu a cerimónia de rendição do Diretor do Museu do Ar (MUSAR), na Granja do Marquês, Sintra.
 
O Coronel Navegador José Luís Romão Alves Mendes foi rendido no cargo pelo Coronel Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo Rui Alberto Gomes Bento Roque.
 
A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, que proferiu uma breve alocução. Antes, já o novo Diretor do MUSAR o tinha feito também. Por fim, houve lugar a uma visita ao MUSAR.
 
O Coronel Rui Roque nasceu em Lisboa, em novembro de 1962.
 
Ingressou na Força Aérea em julho de 1980, frequentou o Curso de Oficiais Milicianos na especialidade de Piloto e em 1987 ingressou no quadro permanente, na especialidade de Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo.
 
De 1984 a 1993 desempenhou funções como Adjunto do Chefe do Centro de Documentação e Informação da Força Aérea, tendo sido nomeado, em setembro de 1993, chefe deste mesmo centro. De 1989 a 1994 foi ainda representante nacional no Technical Information Panel (TIP) do NATO Advisory Group for Aerospace Research and Development (AGARD).
 
Em setembro de 1994 e por um período de três anos foi nomeado Oficial Adjunto da Unidade Nacional de Apoio (Portuguese National Support Unit - NSUPO) NATO Airborne Early Warning & Control Force, E-3A Component, NATO Air Base, em Geilenkirchen, na alemanha.
 
De regresso a Portugal, em 1997, foi colocado na Direção de Pessoal onde, até setembro de 2008, desempenhou as funções de Adjunto do Chefe da Secção de Promoções; Chefe da Secção de Promoções, Reservas, Reformas e Pensões; e de Chefe da Repartição de Carreiras e Promoções. No ano de 2007, em acumulação de funções, foi ainda representante da Força Aérea nos grupos de trabalho do Ministério da Defesa para a revisão das carreiras militares.
 
Em setembro de 2008 assumiu funções como Security Officer e Chief, Administration & Registry Branch no NATO Joint Analysis & Lessons Learned Centre, em Monsanto, cargo que exerceu até setembro de 2011.
 
A 24 de outubro de 2011 foi nomeado Chefe das Relações Públicas e porta-voz da Força Aérea.
 
Ao longo da sua carreira militar, o Coronel Rui Roque frequentou diversos cursos, nacionais e NATO, sendo de realçar o Curso Geral de Guerra Aérea realizado no ano letivo 1999/2000 no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea; o Curso de Avaliação de Eficiência de Serviços/Centros de Informação efetuado em 1988 no AGARD, em França; o NATO Defence Against Terrorism Course e o NATO Security Course efetuados em 2009 na NATO School Oberammergau, na Alemanha.
 
O coronel Rui Roque é ainda possuidor de uma Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam a Ordem Militar de Avis no grau de Oficial; as medalhas de Serviços Distintos, graus ouro e prata; a medalha de Mérito Militar de 2.ª classe, a medalha da Cruz de São Jorge de 2.ª classe e a medalha de Mérito Aeronáutico de 2.ª classe.
 
O coronel Rui Roque é casado e tem um filho.