Conteúdo principal

Tenente-Coronel Élio Murcho faz "passagem da batuta"

Um dos momentos mais emocionantes do Concerto de Natal da Força Aérea, que se realizou no dia 13 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, foi a "passagem da batuta" do Tenente-Coronel Élio Murcho para o Capitão António Rosado.
 
Num momento carregado de simbolismo, o Tenente-Coronel Élio Murcho, que assinalou 26 anos à frente da Banda, foi reconhecido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Manuel Teixeira Rolo, com a Medalha de Serviços Distintos, grau Ouro. A distinção aconteceu no próprio palco e deu lugar à ovação da noite.
 
«Fruto da sua magna dignidade e sentido de missão, valores pelos quais sempre regeu a sua vida militar, contribuiu, sobremaneira, para que a Banda da Força Aérea conseguisse notáveis desempenhos e enormes elogios a nível técnico e artístico dos seus instrumentistas», sublinhou o CEMFA no momento da condecoração.
 
Com 40 anos de serviço militar, dos quais 30 na Banda, o Tenente-Coronel Élio Murcho promoveu de forma extraordinária a imagem da Força Aérea «por esse país e além fronteira», sempre com um «trabalho abnegado e de uma dedicação inexcedível», considerou o General Manuel Teixeira Rolo em palavras de sentido apreço.