Força Aérea transporta dois doentes do Faial para Lisboa

 

A Força Aérea foi ativada ontem, dia 18 de junho, para efetuar o transporte de dois doentes que necessitavam de assistência médica urgente, dos Açores para o Continente.

Uma aeronave Falcon 50, da Esquadra 504 – ‘Linces’, descolou da Portela pelas 20h30 (hora local), levando a bordo uma equipa médica militar, com destino ao aeroporto da Horta, no Faial.

O Falcon 50 aterrou no aeroporto da Horta pelas 22h45 (hora local), e viria a descolar uma hora depois já com os doentes a bordo.

À chegada a Lisboa, os doentes foram transportados por ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para os hospitais de Santa Maria e São José.

Esta missão, onde estiveram empenhadas uma aeronave Falcon 50, da Esquadra 504 – “Linces”, e uma equipa médica, composta por um médico e dois enfermeiros do núcleo de evacuações aeromédicas da Direção de Saúde da Força Aérea, teve a duração de quatro horas e trinta e cinco minutos.

Em poucos dias, é a segunda vez que a Força Aérea é chamada para efetuar um transporte médico urgente de longa distância, sempre com recurso à aeronave Falcon 50.