Conteúdo principal

Força Aérea resgata tripulante do navio "JUAN DE LA COSA"

A Força Aérea, em coordenação com a Marinha, o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, resgatou ontem um tripulante do navio-hospital JUAN DE LA COSA.
 
Esta embarcação, de bandeira espanhola, navegava a cerca de 590 km a Sudoeste da Ilha do Faial, Arquipélago dos Açores. O tripulante, um homem de 32 anos e nacionalidade espanhola, necessitava de assistência médica urgente.
 
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, após  solicitação do  Centro  de  Coordenador  de  Busca  e  Salvamento  Marítimo  de  Ponta Delgada, conduziu as operações aéreas. Para tal, empenhou um helicóptero EH-101 MERLIN da Esquadra 751 – “Pumas,” com uma equipa médica militar a bordo, e um C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”, para realizar a deteção inicial da embarcação e acompanhamento do helicóptero.
 
O indivíduo foi retirado da embarcação pela tripulação do helicóptero e posteriormente transportado até ao Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (São Miguel). Após a missão, os meios aéreos regressaram à Base Aérea N.º 4 na Ilha Terceira, onde estão em destacamento permanente.
 
As condições atmosféricas no local do resgate eram de ondulação de três metros e ventos na ordem dos 45 km/h.