A Força Aérea esteve empenhada, ontem, 24 de outubro, em duas operações de resgate, que envolveram um homem de 76 anos, a bordo de um navio de cruzeiro ao largo dos Açores, e o transporte de uma pessoa de um navio mercante, ao largo da costa portuguesa.
A primeira missão envolveu o resgate de um homem que necessitava de assistência médica urgente, a bordo do navio de cruzeiro “ROTTERDAM”. No momento do alerta, a embarcação encontrava-se a cerca de 735 quilómetros da Ilha Terceira, nos Açores.
Para a missão foi empenhado um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 752 – “Fénix”, que descolou da Base Aérea N.º 4 (BA4), pelas 08h25, em direção à zona de operações, situada a cerca de 252 quilómetros a noroeste da BA4.
Após a chegada ao local, a tripulação procedeu à recuperação do doente, seguindo posteriormente para o Aeroporto João Paulo II, na Ilha de São Miguel. O doente foi entregue aos meios de emergência médica para receber os cuidados de saúde necessários e foi posteriormente encaminhado para um unidade hospitalar.
Ainda no mesmo dia, a Força Aérea foi ativada para uma segunda missão, após uma pessoa ter caído à água do navio mercante “MV SIYA”, que se encontrava a cerca de 141 quilómetros a noroeste do Montijo.
Para esta missão foi empenhado um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”, que descolou da Base Aérea N.º 6, no Montijo, pelas 21h50, em direção à zona de operações. A vítima foi recuperada pela própria embarcação, tendo sido posteriormente transportada pelo helicóptero até ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
As operações aéreas foram coordenadas pelos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e de Lisboa (RCC Lisboa), respetivamente, em articulação com os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Ponta Delgada e de Lisboa. A primeira missão contou ainda com o apoio do Centro de Meteorologia da BA4.
No total, os dois helicópteros EH-101 Merlin cumpriram 06h30 de voo.
