
Os meios nacionais ao serviço da agência FRONTEX, em Itália, detetaram esta semana uma lancha rápida com cerca de 815 kg de haxixe, num valor aproximado de 750 000 euros. A apreensão dos estupefacientes e a detenção dos traficantes, duas pessoas de origem albanesa, foi realizada pela Guardia di Finanza.
A aeronave C-295M da Força Aérea encontrava-se numa missão de Vigilância e Reconhecimento de rotina, na zona da Operação TRITON17, quando detetou a embarcação suspeita. A tripulação nacional fez o seguimento discreto do alvo, tendo porém de abandonar temporariamente o local para reabastecer. Retornou de imediato à zona de operações, reposicionou o alvo e participou na interceção da lancha rápida.
Esta operação contou com três meios navais da Guardia di Finanza e um helicóptero, que rendeu a aeronave da Força Aérea no período em que se deslocou para reabastecer. A participação portuguesa voltou a ser alvo de vários elogios da parte das autoridades italianas e da FRONTEX, que destacaram as capacidades do C-295M e o profissionalismo dos militares que o operam.
Em 2017, os meios da Força Aérea vão patrulhar o Mediterrâneo durante sete meses em operações da FRONTEX.