Conteúdo principal

Força Aérea realiza segundo resgate em dois dias

Ontem, 7 de janeiro, a Força Aérea voltou a ser ativada para realizar o resgate de um doente, que se encontrava a bordo de um navio, a necessitar de cuidados médicos urgentes.

Para a missão foram empenhados dois meios aéreos: um avião C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, que localizou a embarcação e prestou apoio ao helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 752 – “Fénix”, que realizou o resgate a 518 quilómetros da Ilha Terceira, nos Açores.

O doente foi prontamente transportado para a Ilha de São Miguel e encaminhado para uma unidade de saúde, a fim de receber todos os cuidados de saúde necessários.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) conduziu as operações aéreas, em coordenação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, da Marinha.

No total, os “Elefantes” e as “Fénix” totalizaram 7h15 e 5h50 de voo, respetivamente, enquanto o RCC Lajes esteve empenhado no planeamento da missão durante cerca de 14h.

Este foi o segundo resgate em dois dias e o terceiro desde o início do ano, que mais uma vez demonstra a prontidão, empenho e capacidade de resposta da Força Aérea.