Conteúdo principal

10 de junho: milhares de pessoas visitaram exposição militar

A Força Aérea, juntamente com a Marinha e o Exército, marcou presença na Exposição de Meios e Capacidades Militares instalada na Avenida dos Aliados, no Porto, no âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A abertura oficial do evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo.
 
Entre os dias 07 e 11 de junho, foi possível conhecer as aeronaves F-16, Alouette III e Alpha-Jet, bem como o carro de combate a incêdios Protec-Fire, o mítico HMMWV, uma equipa de inativação de engenhos explosivos EOD e a cadeira de barany (que simula a desorientação espacial).
 
No evento, estiveram também militares do Centro de Recrutamento da Força Aérea, sempre prontos a esclarecer os jovens sobre formas de ingresso, e a Banda de Música da Força Aérea, tão bem conhecida do público, que encantou as centenas de pessoas presentes na Avenida dos Aliados.
 
Também no dia 10 de junho, a Força Aérea esteve associada à cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém – Lisboa, no âmbito do XXIV Encontro Nacional de Combatentes. A representar o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea esteve o Major-general Adelino Vaz.
 
O Encontro Nacional de Combatentes tem por objectivo reunir todos os Portugueses que queiram celebrar o país e prestar homenagem aos que combateram e combatem por Portugal. Durante o evento comemorativo, realizou-se uma missa na Igreja de Santa Maria, no Mosteiro dos Jerónimos, e em seguida, junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar, teve lugar uma alocução a cargo do Tenente-general Fidalgo Ferreira (Presidente da Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2017), uma homenagem aos mortos das Forças Armadas, uma imposição de coroas de flores e uma largada de flores a partir de um Alouette III, da Esquadra 552.