Conteúdo principal

Força Aérea realiza três salvamentos em três dias

A Força Aérea em coordenação com a Marinha resgatou, durante a manhã de 18 de dezembro, um tripulante do navio “SEACONGER” que necessitava de cuidados médicos urgentes após ter sofrido uma queda a bordo. A embarcação encontrava-se a 70 quilómetros a oeste do Montijo quando foi solicitado auxílio.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa) conduziu as operações aéreas, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (Marinha) ter solicitado o empenhamento de meios. O helicóptero EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – “Pumas” descolou da Base Aérea N.º6 - Montijo (BA6), pelas 11H20 (hora local) e seguiu para a zona onde se encontrava o navio.

O tripulante foi resgatado com sucesso, pelas 12H05, e posteriormente transportado para o aeroporto de Lisboa onde se encontrava uma equipa do INEM que o transportou para uma unidade hospitalar.

A bordo do helicóptero seguiam um enfermeiro militar e uma equipa médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que prestaram os primeiros cuidados médicos à vítima.

Em pouco mais de 48 horas a Força Aérea realizou 3 missões de salvamento, em Portugal Continental e arquipélago dos Açores, tento o seu dispositivo de alerta sido mais uma vez decisivo no salvamento de vidas humanas.

Além da prontidão máxima dos meios aéreos e respetivas tripulações, voltou a ser crucial a rápida e ágil coordenação entre a Força Aérea e as diferentes entidades competentes.

Nestas missões estiveram envolvidas, para além da Força Aérea, a Marinha o INEM e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).