A Força Aérea participou, entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro, com um destacamento de três F-16M e cerca de 50 militares no Tactical Leadership Programme (TLP) Flight Course 26-1, que decorreu na Base Aérea de Los Llanos, Albacete, em Espanha.
Esta é a segunda participação de Portugal como membro do TLP e culminou com a graduação de dois pilotos, um da Esquadra 201 – “Falcões” e outro da Esquadra 301 – “Jaguares”, como Mission Commander.
Em conjunto com esquadras de voo e sistemas de defesa aérea de diversos países, a participação neste programa permitiu a execução de missões aéreas complexas em ambiente multinacional e de elevada exigência operacional, essenciais para maximizar a integração e interoperabilidade entre as nações parceiras, praticar operações conjuntas e combinadas contra ameaças aéreas e terrestres e a praticar técnicas, táticas e procedimentos.
A presença da Força Aérea no TLP reforça o compromisso com a Aliança Atlântica, ao promover e praticar procedimentos doutrinários e táticas, integrando-os com outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), enquanto potencia a qualificação das tripulações e a prontidão operacional das suas capacidades aéreas.
O TLP é uma organização multinacional alicerçada num Memorando de Entendimento entre 11 nações Aliadas, tendo como principais objetivos reforçar a eficácia das forças aéreas da NATO através do desenvolvimento de competências de liderança, planeamento e execução de operações aéreas combinadas e consolidar o desenvolvimento concetual e doutrinário da Aliança Atlântica.
Desde 2009, o programa é realizado em Albacete, assumindo-se como um dos mais relevantes fóruns de treino avançado e desenvolvimento doutrinário da Aliança.
