Conteúdo principal

Força Aérea resgata italiano no mar dos Açores

A Força Aérea resgatou este domingo, 18 de março, um italiano de 75 anos que navegava a bordo do navio “MSC DIVINA” e necessitava de cuidados médicos urgentes. O cruzeiro de passageiros, com pavilhão do Panamá, encontrava-se 648 quilómetros a sudoeste da ilha Terceira quando foi solicitada assistência médica urgente.
 
Foram ativados um EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – “Pumas”, para recuperar o doente, e um C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, para efetuar a deteção inicial da embarcação.
 
A tripulação do helicóptero descolou da Base Aérea N.º4 (BA4) às 17H35, com uma equipa médica militar a bordo. A tripulação do C-295M descolou às 18H00, acompanhando a missão até ao momento do resgate (20H15).
 
As condições atmosféricas no local do resgate, a 426 quilómetros a sudoeste da Ilha Terceira, eram de vento moderado e ondulação de 4,5 metros. O tripulante foi resgatado com sucesso e, posteriormente, transportado para o Aeroporto de Ponta Delgada, em São Miguel, onde aguardava uma ambulância para o levar até ao Hospital do Divino Espírito Santo.
 
O helicóptero regressou à Ilha Terceira pelas 00H15.
 
No espaço de duas semanas, é a sexta vez que a Esquadra 751 – “Pumas” é chamada para efetuar resgates, com um total de 20 pessoas transportadas.