Conteúdo principal

Força Aérea fundamental no resgate de 278 migrantes

A Força Aérea localizou e identificou sete embarcações associadas à migração irregular no Mar Mediterrâneo, ajudando a resgatar 278 migrantes. As missões foram realizadas nos dias 1 e 2 de junho, no âmbito da operação INDALO, da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX).
 
Recorde-se que a Força Aérea está a colaborar com a FRONTEX desde o início de maio, a partir de Málaga, com uma aeronave C-295M e respetiva tripulação. No total, os meios nacionais já realizaram mais de 140 horas de voo, localizando e identificando cerca de 7000 embarcações durante as suas missões de controlo e vigilância marítima.
 
Em pouco mais de um mês de participação portuguesa na operação de 2018, foram resgatados no Mediterrâneo Ocidental 573 migrantes, tendo a contribuição dos meios da Força Aérea sido essencial na detecção, na coordenação e no acompanhamento dos meios marítimos de salvamento para as embarcações de migrantes, frequentemente sobrelotadas e com poucas condições de navegabilidade.