Em menos de 24 horas, sob condições meteorológicas adversas, os militares da Esquadra 751 – "Pumas" resgataram duas pessoas em duas distintas missões, recuperando-as de navios, por forma serem transportadas para unidades hospitalares, após condição clínica súbita.
Após solicitação da Marinha Portuguesa, no dia 29 de janeiro, um helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.° 6, no Montijo, pelas 16h30 para recuperar um doente que seguia a bordo de um cargueiro, a cerca de 92 quilómetros da costa continental.
Já na manhã de ontem, 30 de janeiro, depois de uma nova ativação, pelas 10h10, o EH-101 Merlin voltou a descolar da BA6 em direção a um pesqueiro que se encontrava a cerca de 160 quilómetros do Montijo, a fim de resgatar um paciente de 56 anos.
Ambas as missões foram realizadas sob condições meteorológicas adversas, com ondas a atingir os 6 metros e muita agitação marítima.
Nos dois resgates, o Recuperador-Salvador garantiu a recuperação em segurança, permitindo que os pacientes recebessem os primeiros cuidados de saúde pelas mãos do Enfermeiro Aeronáutico, ainda a bordo do helicóptero EH-101 Merlin, sendo posteriormente encaminhados para unidades hospitalares.
Estas operações foram realizadas em coordenação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, da Marinha Portuguesa, e do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa, da Força Aérea.
A voar, protegemos!
