Esquadra de Manutenção de Armamento e Equipamento celebra 32.º Aniversário

A Esquadra de Manutenção de Armamento e Equipamento (EMAE) da Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, realizou, no dia 26 de setembro, as comemorações do seu 32.º Aniversário.

A Cerimónia foi presidida pelo Comandante da BA5, Coronel João Pereira, e contou com a presença dos Chefes de Serviço da Unidade e de militares e ex-militares da Esquadra.

A EMAE tem por missão assegurar a manutenção e sustentação de órgãos e equipamentos do Sistema de Armas F-16 MLU, designadamente o Canhão Vulcan M61A1, os Alternate Mission Equipment (equipamentos que estabelecem a ligação física e eléctrica entre o Armamento Ar-Ar/Ar-Solo e a aeronave), o sistema de oxigénio (operação normal e emergência) e o sistema de ejeção do F-16. É igualmente responsável pela gestão e operacionalidade dos parques criogénicos da BA5 e pela manutenção de todos os equipamentos de voo e de sobrevivência inerentes à aeronave F-16.

Para além das tarefas diretamente relacionadas com a operação da aeronave F-16, a EMAE é a entidade certificada e qualificada para garantir a prontidão, monitorização, armazenagem, inspeção e controlo das munições e explosivos distribuídos à Unidade Base.