BA1 treina procedimentos de reação em caso de sismo

A Base Aérea Nº 1 (BA1), em Sintra, realizou, no dia 26 de setembro, o Training Day 02/18, previsto no Plano Anual de Prevenção de Acidentes.

O evento, que envolveu todos os militares e civis da unidade, teve início pelas 10h00 com o toque de exercício a simular a ocorrência de um sismo de grande magnitude na zona de Sintra.

Após a aplicação dos procedimentos de ação imediata – Baixar, Proteger, Aguardar –, procedeu-se à evacuação dos edifícios em direção aos pontos de reunião mais próximos para uma primeira contagem de pessoal. Posto isto, militares e civis seguiram em coluna para uma zona segura, onde se estabeleceu posto de comando e controlo e se efetuou nova contagem do efetivo.

Perante a simulação de outras ocorrências como focos de incêndio, pessoas desaparecidas e feridos de várias gravidades, os serviços de assistência e socorro, saúde e segurança alocaram os seus meios, em coordenação com o Comando da Unidade, de forma a dar a melhor resposta às várias situações.

Com um resultado final claramente positivo e bastantes lições aprendidas, conseguiu-se com este treino pôr em prática vários procedimentos de emergência, bem como reforçar a capacidade de comando e controlo da Base Aérea em situações de crise.