Força Aérea resgata português em balsa salva-vidas

A Força Aérea resgatou o tripulante do veleiro The Sea Spirit, na madrugada de 21 de outubro, a 200 quilómetros a Oeste de Lisboa. O português, de 54 anos, navegava rumo aos Açores quando a embarcação começou a meter água. Apesar dos esforços do tripulante para reverter a situação, teve de ser recuperado de helicóptero pela Esquadra 751 – Pumas, já numa balsa salva-vidas, e o veleiro acabou por afundar.

O alerta foi recebido cerca das 05h15 pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), através do canal de emergência de navios (DSC - Digital Selective Call) e através da rádio baliza (EPIRB) do veleiro. O MRCC Lisboa, por sua vez, solicitou o empenhamento do meio aéreo ao Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa), que ativou a tripulação do EH-101 Merlin de alerta na Base Aérea N.º 6, no Montijo.

O tripulante envergava colete salva-vidas, tinha consigo sinais luminosos e GPS portátil. Além disso, manteve-se sempre contactável, de modo a sinalizar a sua posição na balsa salva-vidas, o que contribuiu decisivamente para a coordenação dos meios de salvamento empenhados. O homem foi resgatado e transportado para a Base Aérea N.º 6, dispensando cuidados médicos.