Conteúdo principal

Força Aérea resgata quatro pessoas no mar em três dias (com vídeo)

Em apenas três dias, a Força Aérea resgatou quatro pessoas em navios, que necessitavam de assistência médica urgente. As missões foram realizadas pelas tripulações de alerta na Base Aérea N.º 6, no Montijo, e na Base Aérea N.º 4, nas Lajes, Açores.

No sábado, dia 17 de novembro, o EH-101 Merlin na BA6 foi ativado para o resgate de um passageiro no navio de cruzeiro SAGA PEARL II, com pavilhão de Malta, a cerca de 200 quilómetros a sul do Montijo. Após ter sido retirado da embarcação, o passageiro foi transportado para Faro e encaminhado para uma unidade hospitalar. Ainda no Algarve, os Pumas foram chamados para novo resgate no mar.

Foi tempo de reabastecer o helicóptero e de descolar ao encontro do petroleiro turco T/V SUDE-S, ao largo de Aveiro, de onde seria recuperado um tripulante também a precisar de apoio médico. Este foi transportado até ao Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro, de onde seguiu igualmente para o hospital.

Já na sexta-feira, 16 de novembro, a Força Aérea havia resgatado um pescador ao largo dos Açores, ferido durante a faina e cujo estado de saúde se agravava. O tripulante da embarcação espanhola MARIVI UNO foi recuperado a cerca de 270 quilómetros das Lajes, sob condições atmosféricas muito adversas, pela tripulação do EH-101 Merlin de alerta na BA4, com uma equipa médica a bordo. Recorde-se que, no dia anterior, 15 de novembro, os “Pumas” já tinham resgatado uma pessoa no navio de cruzeiro SAGA SAPPHIRE, de Malta, a cerca de 330 quilómetros do Montijo.

Em ambos os casos, os pacientes foram transportados nos helicópteros operados pela Esquadra 751 até às Unidades da Força Aérea, nos Açores (BA4) e no continente (BA6), onde se encontravam ambulâncias a postos.

As operações aéreas foram conduzidas pelos Centros Coordenadores de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes e de Lisboa, após solicitação de empenhamento de meio aéreo por parte dos Centros Coordenadores de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e de Lisboa.