Força Aérea resgata dois homens em ravina nos Açores

A Força Aérea resgatou duas pessoas numa ravina em São Miguel, nos Açores, na manhã de ontem, 27 de janeiro. Os dois homens estavam perdidos há várias horas numa zona de difícil acesso e foram salvos pela Esquadra 751 – Pumas, através do destacamento permanente na Base Aérea N.º 4, Lajes.

Os dois portugueses, de 51 e 54 anos, encontravam-se retidos no Pico da Vara, uma área de vegetação densa, onde os meios de socorro terrestres não conseguiam chegar. Por esse motivo, e devido às condições atmosféricas adversas, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores solicitou o empenhamento do meio aéreo ao Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes.

O resgate foi realizado pela tripulação de alerta que opera o helicóptero EH-101 Merlin, tendo os dois homens sido transportados em seguida para o Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, onde já se encontrava uma ambulância dos Bombeiros locais.

Registe-se que a Esquadra 751 ultrapassou na semana passada a marca das 4000 vidas salvas, em missões de busca e salvamento, de transportes médicos urgentes e de resgates de doentes em navios, em mais de 40 anos de atividade.