Conteúdo principal

35 anos sob o lema "Para que outros vivam"

Na madrugada de 29 de abril, uma tripulação de alerta do destacamento aéreo da Esquadra 751, na Base Aérea Nº4, Lajes, efetuou uma evacuação aeromédica urgente de uma doente, da ilha Terceira para a ilha de São Miguel.

Poucas horas antes (28 de abril), mas há 35 anos atrás, em 1978, era criada esta esquadra de voo. São anos de História que hoje se traduzem em mais de 45.000 horas de voo e nas mais de 2800 vidas salvas, com as aeronaves SA-330 PUMA e EH-101 MERLIN, sob o lema "Para que outros vivam".

É este o lema que move os militares da Esquadra 751 que trabalham diariamente, a partir da Base Aérea Nº6, Montijo, Base Aérea Nº4, Lajes, e do Aeródromo de Manobra Nº3, Porto Santo, na execução de vários tipos de missões, quer seja de interesse público (operações de busca e salvamento e de evacuação sanitária, operações de vigilância marítima), ou de âmbito estritamente militar, como o transporte aéreo tático.

É no cumprimento destas missões e com milhares de horas de voo nas suas "asas rotativas", ao serviço de Portugal e dos Portugueses, que a Esquadra 751 "Pumas" atinge, em 28 de abril de 2013, este marco histórico: 35 anos a voar sob o lema "Para que outros vivam".

Veja a reportagem SIC "Anjos dos Céus" sobre os 35 anos de atividade da Esquadra 751 aqui.

 

 

Por: D.C.

TEN/RHL