Conteúdo principal

Força Aérea inicia 2026 com missão de resgate em navio

No primeiro dia de 2026, durante a tarde, um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas” foi empenhado para realizar a primeira missão de resgate em navio do ano, para transportar e prestar auxílio a uma jovem de 23 anos.

A Força Aérea foi ativada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), com indicação para resgatar uma doente a necessitar de cuidados de saúde urgentes, que se encontrava a bordo do navio de cruzeiro.

O helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 6, no Montijo,  em direção à zona de operações, a fim de extrair e transportar a doente. Após chegar ao local, situado a cerca de 370 quilómetros do Montijo, a jovem foi recolhida em segurança pelo Recuperador-Salvador para o interior do helicóptero da Força Aérea.

De seguida, a doente foi transportada para o Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, onde o helicóptero EH-101 Merlin aterrou, para que esta fosse encaminhada para uma unidade hospitalar a fim de receber os cuidados de saúde necessários. 

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa) conduziu as operações aéreas, na sequência do pedido de empenhamento de meios efetuado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, da Marinha. Durante toda a missão, o helicóptero EH-101 Merlin realizou mais de quatro horas de voo, garantindo o sucesso da operação.

Esta foi a primeira missão de resgate em navio do novo ano, refletindo a elevada prontidão da Força Aérea, em qualquer época do ano, no cumprimento das missões de apoio às populações e de resposta eficaz a situações de emergência.

Refira-se que, no dia anterior, o último do ano, a Esquadra 751 – “Pumas” foi igualmente empenhada numa operação de resgate em navio, a partir do destacamento permanente no Aeródromo de Manobra N.º 3, no Porto Santo, salvando duas vidas em duas datas festivas.