Força Aérea integra MINUSMA

Uma aeronave C-130H, da Esquadra 501 - “Bisontes”, descolou ontem, dia 28 de junho, da Base Aérea N.º 6, Montijo, em direção ao Mali.

A bordo encontravam-se 35 militares da Força Aérea, para se juntarem aos 28 militares que seguiram no final da semana, para integrar a missão MINUSMA (United Nations Multidimensional Integrated Stabilizatiion Mission in Mali), cujo principal objetivo é contribuir para a paz no Mali, país que tem sido alvo de ataques rebeldes.

O destacamento português, composto por 63 militares, irá participar na missão, entre 1 de julho e 31 de dezembro. Os militares da Força Aérea têm como principais funções, efetuar missões de transporte de passageiros e carga, transporte aéreo tático em pistas não preparadas, transportes médicos, largada de paraquedistas e vigilância aérea. Terá também como objetivo assegurar a segurança e defesa do Campo Bifrost, norueguês, onde ficarão alojados, bem como do Campo Senou, ao qual aquele campo pertence.

Dentro de dias, uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 - “Elefantes”, juntar-se-á a esta missão.

Nos momentos das partidas, na quinta-feira dia 25 de junho e domingo dia 28 de junho, estiveram presentes, para se despedirem do destacamento português, o Comandante Aéreo, Tenente-General Eurico Craveiro, e o Segundo Comandante Aéreo, Major-General Matos Branco, respetivamente.