Força Aérea integra ÍNDALO 2020

Decorreu ontem, dia 8 de setembro, na Base Aérea N.º 11 (B11), Beja, a cerimónia de entrega da Bandeira Nacional ao destacamento aéreo que irá participar na Operação ÍNDALO 2020, da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).

A cerimónia foi presidida pelo Diretor de Operações Aéreas, Brigadeiro-General João Caldas, que fez questão de desejar sucesso aos militares. Esteve ainda presente o Comandante da BA11, Coronel Paulo Costa e o Capelão da Força Aérea que efetuou a benção da missão e da Imagem da Nossa Senhora do Ar.

O destacamento, que irá participar nesta operação de 9 de setembro a 5 de novembro, é constituído por uma aeronave P-3C Cup+, da Esquadra 601 – “Lobos”, e 30 militares destacados em Málaga e ainda, um oficial de ligação em Madrid no International Coordination Center da agência FRONTEX.

A ÍNDALO 2020 é uma operação que tem como objetivo combater o tráfico de estupefacientes, controlar a imigração ilegal, poluição marítima, pesca ilegal e ainda missões de busca e salvamento, no Mar Mediterrâneo.