Modernização na frota C-130H da Força Aérea

Está em curso a modernização na frota de aeronaves C-130H da Força Aérea, integrada no programa europeu SESAR - Single European Sky ATM Research – , e cofinanciada por fundos europeus, que tem como objetivo adaptar as aeronaves, operadas pela Esquadra 501 - “Bisontes”, às exigências e regras dos céus Europeus, permitindo que a Força Aérea continue a cumprir a sua valorosa missão em teatros nacionais e internacionais.

O projeto SESAR visa acomodar o aumento do volume de tráfego aéreo europeu, incrementar a segurança ao nível da circulação aérea, reduzir os custos com recurso a uma gestão mais eficiente de rotas de voo e subsequentemente minorar o impacto ambiental das operações aéreas.

Esta modernização, na frota C-130H, contempla alterações estruturais e uma significativa modificação nos sistemas aviónicos da aeronave, integrando um conjunto muito significativo de novos equipamentos, sistemas de navegação e comunicação.

A implementação do projeto envolve a participação da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A. e de equipas da Força Aérea e Autoridade Aeronáutica Nacional em domínios complementares como o design, integração, controlo e supervisão, bem como certificação da modificação.

Convidamo-lo a assistir no vídeo abaixo aos trabalhos.

VEJA AS FOTOGRAFIAS

VEJA O VÍDEO