Conteúdo principal

Esquadra 601 comemora 35 anos

A celebrar 35 anos de existência, a história da Esquadra 601 remonta a 24 de março de 1986.

Os “Lobos”, como são conhecidos, têm como principal missão executar operações aéreas em ambiente marítimo, onde se destaca o patrulhamento marítimo, a vigilância do espaço estratégico de interesse nacional e a busca e salvamento. 

Inicialmente sediada na Base Aérea N.º 6, em Montijo, desde 2008 que se encontram na na Base Aérea N.º 11, em Beja.

Depois de vários anos equipada com a aeronave P-3P, que contabilizou mais de 25.000 horas de voo, a Esquadra 601 recebeu em 2010 uma nova aeronave. Na altura, a frota de seis P-3P foi substituída por cinco aeronaves P-3C, adquiridas à Real Marinha Holandesa. Aeronaves essas que posteriormente foram modernizadas para a atual versão P-3C CUP+.

O P-3C CUP+ mantém todas as capacidades de patrulhamento marítimo herdadas do P-3P, nomeadamente Luta Antisubmarina, Luta Antisuperfície e Busca e Salvamento. Além disso, um conjunto de sensores modernos associados a um sistema tático de missão completamente integrado, capacita o P-3C CUP+ a operar também em diversas missões em ambiente terrestre. A frota ficou também equipada com um sistema de autoproteção Missile and Laser Warning System, que permite a deteção de ameaças e o disparo de contra medidas.

A conjugação destas capacidades com as caraterísticas inatas desta aeronave, onde se destacam a sua enorme autonomia, raio de ação, velocidade, a disponibilidade para transportar sensores e armamento, operar de dia e de noite e em quaisquer condições meteorológicas, resultaram num sistema de armas extremamente versátil e flexível.

Capacidades essas que permitem aos “Lobos” contribuir ainda para o dispositivo de Busca e Salvamento nacional, mantendo uma aeronave e uma tripulação em alerta permanente, orgulhando-se de contribuir com o seu auxílio no resgate das vítimas que se julgavam perdidas no mar.

Aos Lobos, ser-lhe-á todo o Oceano obediente.

VEJA O VÍDEO