Conteúdo principal

EH-101 resgata comandante da embarcação “PANAMAX ALEXANDER”

A tripulação de alerta da Esquadra 751, que opera o helicóptero EH-101 MERLIN, efetuou no dia 23 de agosto uma missão de evacuação médica ao comandante da embarcação “PANAMAX ALEXANDER”, vítima de um acidente vascular cerebral, quando navegava a cerca de 280 quilómetros a oeste de Sagres.

Após a solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a Força Aérea empenhou o EH-101, que descolou da Base Aérea Nº6 (BA6) pelas 11H50 com uma equipa médica do INEM a bordo, rumo ao navio mercante de bandeira cipriota e com 225 metros de comprimento.

Ao chegar à zona de operações, a tripulação iniciou o processo de resgate do doente, um indivíduo de nacionalidade filipina e com 65 anos de idade.

Às 13H20, terminada a operação com sucesso, o doente recebe assistência especializada a bordo do helicóptero e é encaminhado para o Aeródromo de Trânsito Nº1, em Figo Maduro, onde já os aguardava uma ambulância para transportá-lo ao hospital.

Esta perfaz a terceira missão de evacuação médica efetuada nos últimos dias pela Esquadra 751, cumprindo o lema “Para que outros vivam”.