Rendição de Comandante da Base Aérea Nº1

Realizou-se no dia 20 de setembro a Cerimónia de rendição de Comandante da Base Aérea Nº1 (Sintra), presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro.

Tomou posse como Comandante da Unidade o Coronel Piloto-Aviador Rui José dos Santos Pedroso Pinheiro de Freitas, substituindo no cargo o Coronel Piloto-Aviador António José de Matos Branco, que nesta ocasião foi condecorado com a Medalha de Serviços Distintos, grau Prata.

Após a tomada de posse, o Coronel Rui Freitas dirigiu algumas palavras aos presentes, das quais se destacam as que se referem ao seu sentir, sobre este novo desafio na sua carreira, “…depositar o comando do rumo e dos destinos desta Unidade, marco da maior importância na minha carreira militar, hoje patenteada com esta cerimónia. Realço a entrega do estandarte nacional, vestindo de elevado simbolismo a relevância dada ao ato de vossa excelência de colocar a Base Aérea Nº1 nas minhas mãos. Para o efeito, usarei toda a minha experiência, capacidade e dedicação, no sentido de cumprir e fazer cumprir a missão que me é agora confiada”.

A cerimónia foi encerrada após o habitual desfile das forças em parada.