Conteúdo principal

Cerimónia de 45.º Aniversário da Esquadra 751 e 5000 vidas salvas

Ontem, 28 de abril, realizou-se a cerimónia comemorativa dos 45 anos da Esquadra 751 – “Pumas” e do marco alcançado este ano de cinco mil vidas salvas. 

A cerimónia, que decorreu na Base Aérea N.º 6, no Montijo, foi presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, e contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional e do Secretário de Estado da Defesa Nacional, entre outras entidades militares e civis.

Durante a cerimónia, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, realçou a importância do contributo da esquadra para o cumprimento da missão da Força Aérea, “destacando o feito de cinco mil vidas salvas, número que mostra bem as extraordinárias valias de abnegação e entrega praticadas em prol da preservação e defesa da vida humana”.

No momento emocionante da cerimónia, os presentes ouviram o testemunho de Rui Maia, o velejador que foi resgatado em 2018 pela Esquadra 751 e que representa a vida 3928 salva.

O Presidente da República encerrou a cerimónia sublinhando que a Esquadra 751 “dá uma segunda vida, e isso é único, singular, vale mais do que todos os números”.

Para eternizar o momento foi entregue aos presentes uma moeda comemorativa das cinco mil vidas salvas.

VEJA AS FOTOGRAFIAS