Conteúdo principal

Força Aérea realiza segundo resgate em 2026

Um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 - "Pumas", foi ativado durante o dia de ontem, 05 de janeiro, para uma missão de resgate em navio, a mais de 390 quilómetros a sudoeste do Montijo. A missão teve como objetivo a retirada, transporte e prestação de auxílio a um passageiro, que necessitava de assistência hospitalar urgente.

Após a ativação dada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), a aeronave da Força Aérea descolou da Base Aérea N.º 6, no Montijo, pelas 12h35, em direção à zona de operações. No local o doente foi recolhido pelo Recuperador-Salvador para o helicóptero EH-101 Merlin, onde foram ministrados os primeiros cuidados de saúde pelo Enfermeiro Aeronáutico. A tripulação dirigiu-se depois para o Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro, de onde o paciente foi encaminhado para uma unidade hospitalar.

Derivado à distância entre a BA6 e a zona de operações foi também empenhado o avião P-3C, da Esquadra 601 - "Lobos", assegurando a presença permanente no local.

Com um total de três horas, esta operação foi realizada em coordenação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha Portuguesa.

Este é já o segundo resgate realizado pela Força Aérea em 2026, que volta a responder com sucesso a uma missão que exige rapidez e eficácia.