Conteúdo principal

Descolou o HotBlade 2023

A Cerimónia de Abertura do HotBlade 2023 (HB23) realizou-se ontem, dia 7 de junho, na Base Aérea N.º 11, Beja, de onde vão estar a operar as aeronaves envolvidas neste exercício multinacional.

Logo pela manhã foram hasteadas as bandeiras das 12 nações participantes.

A presidir a cerimónia, que decorreu durante a tarde, esteve o 2.º Comandante Aéreo, Major-General António Temporão, que deu o mote para o início oficial do exercício.

"O exercício HotBlade destina-se a proporcionar às nações participantes um vasto leque de missões táticas em condições quentes, secas e de grande altitude, com o objetivo de partilhar conhecimentos, aumentar a integração, enfrentar a inovação, promover a liderança, a iniciativa e, naturalmente, fortalecer os laços entre as forças militares envolvidas", referiu o Major-General António Temporão.

Organizado pela Força Aérea Portuguesa, no âmbito do Helicopter Exercise Programme, da Agência Europeia de Defesa (EDA), o HB23 conta com a participação de cerca de 750 militares e 25 meios aéreos (15 helicópteros e 10 aeronaves de asa fixa).

Esta sexta edição vai ser a última edição organizada diretamente sob a responsabilidade da EDA, uma vez que o Multinational Helicopter Training Centre (MHTC) se instalou definitivamente em Portugal. O MHTC vai, a partir da próxima edição, assumir a supervisão e responsabilidade pelos exercícios de helicópteros da Europa, nomeadamente a série "Blade".

O Hotblade 2023 decorre até ao dia 23 de junho e promete ser o exercício mais "HOT" do ano.

VEJA AS FOTOGRAFIAS