Conteúdo principal

Primeiro dia de voos no ETAP-T 2023

A 2.º edição do ETAP começou no passado domingo, dia 2 de julho, com a cerimónia de abertura, e após o Academics Day, nesta manhã de terça-feira, pelas 10:15, levantava voo a aeronave C-130J da Esquadra conjunta alemã e francesa, BATS, abrindo as hostes para os voos dos restantes meios aéreos empenhados no exercício que, até dia 14 de julho, se vão fazer ouvir a partir da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja.

Durante o ETAP-T 2023 vão ser realizadas missões de Largada de Carga e Paraquedistas, Evacuação Aeromédica (MEDEVAC), apoio às Forças no terreno e de Operações Especiais, Transporte Aéreo Tático e missões de treino “Air-to-Air”.

Nestas missões, para além de forças terrestres como os TACP e os NOTP, estão também envolvidos os Paraquedistas em representação do Exército.

Relembre-se que o ETAP-T 2023, organizado pela Força Aérea Portuguesa, insere-se no projeto europeu European Tactical Airlift Center (ETAC), que pretende melhorar a resposta europeia de transporte operacional em situações de crise. Este tipo de exercício multinacional é uma oportunidade única para a realização de treinos conjuntos em diferentes cenários, melhorando a interoperabilidade entre os participantes.

VEJA AS FOTOGRAFIAS