Conteúdo principal

Força Aérea coordena Salvamento no Mediterrâneo

Os militares da Força Aérea em missão no Mediterrâneo pela União Europeia demonstraram o compromisso inabalável com a proteção da vida humana e salvaram vidas.
 
Durante uma missão rotineira de vigilância marítima, a tripulação da Esquadra 502, em 18 de setembro, detetou uma balsa a mais de 18 km da posição em que se encontravam, através dos sensores incorporados no avião C-295M.

Com maior pormenor, identificaram uma balsa de borracha à deriva, com duas pessoas a bordo, uma das quais acenava um objeto laranja, indicando uma emergência.

Perante a crítica situação, a tripulação informou o International Coordination Center (ICC) da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), que por sua vez coordenou a operação de resgate com o Maritime Rescue Coordination Center de Algeria e de Espanha.

Já com autorização das entidades competentes para se aproximarem da área, os militares da Força Aérea confirmaram que os ocupantes da balsa se encontravam em perigo, acenando um colete salva-vidas no topo de uma vara de pesca, tornando claro o pedido de socorro.

O resgate contou com o apoio do navio mercante mais próximo, o petroleiro GAS SHURIKEN, que recolheu as duas pessoas junto da embarcação. Enquanto decorria o salvamento, os militares da Força Aérea coordenaram com as autoridades locais a transferência segura dos dois náufragos para navios militares nacionais.

Recorde-se que um destacamento da Força Aérea se encontra ao serviço da Agência Frontex na Operação INDALO de vigilância e segurança marítima no Mediterrâneo Ocidental, com vista à proteção das fronteiras marítimas da União Europeia, a prevenção de atividades ilícitas e a assistência a embarcações em situações de emergência.

VEJA O VÍDEO