A Força Aérea, através do Museu do Ar e em associação com a Câmara Municipal de Odemira e a Universidade do Porto, vai comemorar os 100 anos da primeira viagem aérea Portugal-Macau, que teve início em 7 de abril de 1924.
As comemorações tiveram início no passado dia 7 de abril, marcando o primeiro dia da viagem, no Museu do Ar, em Sintra, através de uma cerimónia que teve como ponto alto a inauguração de uma exposição itinerante que estará disponível para visita no Museu da Força Aérea até 15 de maio. Após esta data, a exposição estará patente em quatro locais: Porto, Macau e Hong Kong e Vila Nova de Mil Fontes, com datas ainda a confirmar.
A exposição é um relato da viagem histórica concretizada pela primeira vez há cem anos, sendo os visitantes convidados a conhecer como a aventura foi concretizada numa altura em que a aviação dava os primeiros passos.
As décadas de 20 e 30 do século passado foram para Portugal, à semelhança de outros países, palco de viagens aeronáuticas que desafiaram os limites dos céus e redefiniram os horizontes da exploração aérea.
Pouco mais de dez anos depois da criação da arma aérea portuguesa, os voos pioneiros, como a travessia do Atlântico Sul em 1922, a viagem Portugal-Macau em 1924, a travessia aérea noturna do Atlântico Sul em 1927, entre outras, demonstraram não apenas coragem, mas também habilidade, determinação humana e saber científico, abrindo novas rotas e ligando povos e continentes, enriquecendo o conhecimento humano no domínio da aeronáutica.