A Força Aérea acolheu, no dia 19 de julho, as comemorações do dia nacional da doação de órgãos e da transplantação, presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo.
No discurso de abertura, a Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Maria Escoval, agradeceu à Força Aérea pela disponibilização do espaço e aproveitou a oportunidade para enaltecer e agradecer a “total disponibilidade e prontidão para iniciar uma missão de transporte de equipas e de órgãos para transplantação, através das Esquadras Linces (504), Elefantes (502), Pumas (751), Zangões (552) e Lobos (601)”, referindo ainda que “todos os profissionais envolvidos na transplantação e a população portuguesa puderam sempre contar com a excelente colaboração da Força Aérea Portuguesa”.
Recorde-se que no ano passado a Força Aérea realizou 26 missões de transporte de órgãos para transplante e este ano conta já com 18 missões.
Vários palestrantes falaram sobre o tema durante a manhã, no auditório General José Lemos Ferreira, no Estado-Maior da Força Aérea.
Esta data pretende reconhecer a importância das doações e sensibilizar a sociedade que com um gesto simples podem salvar vidas e contribuir para que doentes possam ter uma melhor qualidade de vida.
Esta iniciativa contou, também, com a presença do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General Eurico Craveiro e o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.