Base Aérea Nº 5 recebe visita de delegação da Roménia

A Base Aérea N.º 5 (BA5) – em Monte Real - acolheu entre os dias 27 e 31 de janeiro, uma visita de trabalho de uma delegação romena.

Esta visita surgiu no âmbito do "1st Program Management Review" - do programa de alienação de 12 aeronaves F-16 à Roménia - e incluiu um intenso programa de reuniões e apresentações às instalações da BA5, que serão utilizadas no âmbito dos trabalhos previstos com a Força Aérea Romena.

A comitiva romena, composta por dez elementos, contou com a presença do Chefe do

Estado-Maior da Força Aérea Romena, Major-General Laurian Anastasof e do Diretor-Geral de Armamento do Ministério da Defesa Romeno, Major-General Catalin Moraru.

A Roménia adquiriu 12 aeronaves F-16 a Portugal juntamente com um conjunto de serviços. Está previsto que a Força Aérea Portuguesa apoie a Força Aérea Romena através da preparação dos aviões e dos motores, formação de pilotos, técnicos e mecânicos romenos na BA5 e apoio com pessoal especializado na Roménia. Está igualmente previsto que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2016, devendo o programa estar finalizado em 2018.

Por: RQ
ALF/RHL