Última rotação de militares chega à Lituânia

Partiu no dia 02 de agosto, da Base Aérea N.º 5 (Monte Real), o último contingente de militares da Força Aérea Portuguesa para a Lituânia, no âmbito da missão Baltic Air Policing 2018 e Assurrance Measures 2018.

Estes militares substituíram os seus camaradas que se encontravam no país, efetuando assim a última rotação desde o ínicio das duas missões.

O Tenente-Coronel Nuno Monteiro da Silva é o novo Comandante dos Destacamentos Portugueses, e Senior Representative de todas as Forças Militares Portuguesas destacadas na Lituânia, tendo substituido na função o Tenente-Coronel Luís Silva.

Na Base Aérea de Siauliai encontram-se destacados dois contingentes militares portugueses, um no âmbito da missão Baltic Air Policing,  composto por quatro aeronaves F-16M e cerca de 90 militares e outro no âmbito das Assurance Measures, composto por uma aeronave P-3C CUP+, da Esquadra 601 - "Lobos", e por 30 militares de diversas especialidades.

Os contingentes portugueses encontra´m-se a realizar missões de policiamento aéreo e patrulhamento marítimo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), assegurando a integridade do espaço aéreo e marítimo da NATO.