
A Força Aérea resgatou um homem, de 63 anos, que se encontrava a necessitar de cuidados de saúde urgentes a bordo de uma embarcação de pesca, que navegava a cerca de 220 quilómetros a noroeste das Lajes.
O homem, de nacionalidade espanhola, foi retirado da embarcação com recurso ao helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 752 – Fénix, que havia descolado da Base Aérea N.º 4 pelas 11h45 da manhã.
Após ter sido resgatado em segurança da embarcação e ter recebido a bordo do helicóptero os primeiros cuidados de saúde, o doente foi transportado para o Hospital Divino Espírito Santo, na Ilha de São Miguel, nos Açores.
Este resgate foi coordenado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC - Delgada) em coordenação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC -Lajes).
A missão totalizou três horas e 55 minutos de voo.
Após terem aterrado na Base Aérea N.º 4, pelas 16h05, a Esquadra 752 foi novamente ativada, desta feita para um transporte médico aéreo de um doente que se encontrava na Ilha das Flores e necessitava de cuidados de saúde diferenciados, que não existem naquela ilha.
O doente foi transportado pelo helicóptero EH-101 Merlin até à Ilha do Faial.
Um dia em cheio, “Para Que Outros Vivam”.