
Portugal encontra-se a prestar assistência humanitária em Cabo Verde, após a passagem de uma tempestade que atingiu, no dia 11 de agosto, as ilhas de São Vicente e Santo Antão.
O Centro de Operações Espaciais da Força Aérea tem coordenado a obtenção, a análise e a distribuição de imagens de satélite para apoio às ações em curso, na operação que envolve o navio “NRP Sines” e que está a ser coordenada pelo Estado-Maior General das Forças Armadas.
A informação disponibilizada, constituída por imagens de satélite de tecnologia ótica e de radar de abertura sintética (em inglês: Synthetic Aperture Radar - SAR), para além de apoiar na segurança da operação, apoiará na articulação e coordenação das diversas entidades envolvidas na resposta à tragédia.
O Centro de Operações Espaciais da Força Aérea, edificado em setembro de 2024, tem permitido desenvolver ações para a integração de dados, produtos e serviços do domínio espacial na atividade operacional, das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança, alavancando a superioridade da informação.