Conteúdo principal

Força Aérea resgata 11 pessoas em alto mar

A Força Aérea resgatou, esta madrugada, 11 pessoas em pleno Oceano Atlântico, a cerca de 457 quilómetros dos Açores, depois de uma situação de naufrágio, através do helicóptero EH-101 Merlin.

Os tripulantes, a navegar a bordo do pesqueiro “NUEVO SALMON”, foram forçados a abandonar a embarcação quando esta se encontrava a naufragar, recorrendo assim a duas balsas salva-vidas e a transmissores de localização usados em situações de emergência.

Após emitirem o alerta, e sob coordenação da Marinha Portuguesa, o navio mercante "CS STANDARD", que se encontrava nas proximidades, divergiu para o local recolhendo para bordo os 11 náufragos. 

Posteriormente, a Força Aérea empenhou um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 752 – “Fénix”, e um avião C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, em alerta permanente na Base Aérea N.º 4, nos Açores. 

A ativação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes, da Força Aérea, em articulação com o MRCC de Ponta Delgada, da Marinha.

Tendo descolado às 00H45, duas horas depois, pelas 02H45, o helicóptero EH-101 Merlin efetuou a recuperação dos 11 náufragos, de nacionalidades espanhola e indonésia, encaminhando-os para Ponta Delgada.

O avião C-295M, que descolou pelas 01H00, fez o acompanhamento de toda a missão, contando com 04H00 de voo.

Já o helicóptero EH-101 Merlin regressou à Base Aérea N.º 4 pelas 06H20, totalizando 05H05 horas de voo e dando por terminada a complexa missão de busca e salvamento.

Uma missão complexa, pela dimensão do número de pessoas resgatadas, concluída com sucesso e que permitiu salvar 11 vidas, demonstrando a coordenação entre diversas entidades e a destreza no resgate dos militares da Força Aérea.

A Força Aérea mantém em permanência a capacidade de busca e salvamento, cobrindo uma vasta área de responsabilidade que corresponde a 5.816.562 km², uma das maiores do Atlântico Norte.