Conteúdo principal

Militares da Esquadra 751 destacam-se no HTIC

Dois militares da Força Aérea pertencentes à Esquadra 751 – “Pumas” concluíram com sucesso o 11.º Curso de Instrutores de Táticas de Helicópteros (HTIC) nos níveis Ouro e Prata, que se realizou entre 25 de agosto e 17 de outubro, na Base Aérea N.º 1, em Sintra, e na Base Aérea de Pápa, na Hungria.

O curso divide-se em duas distintas fases, a primeira composta por uma componente teórica e de simulador de voo, a segunda fase de componente prática, que envolve mais de 30 horas de voo em cenário tático multinacional. Com três níveis distintos - Ouro, Prata e Bronze -, o programa do curso é adaptado a cada um dos níveis, com estruturas diferentes, mas que se complementam enquanto se aumenta de nível.

Em Portugal, apenas quatro tripulantes integram o quadro de instrutores europeus, um deles formado nesta edição, tendo todos concluído os três níveis do HTIC, havendo mais dois tripulantes instrutores com o nível prata que vão continuar a progressão até ficarem integrados no quadro de instrutores europeus do Multinational Helicopter Training Centre (MHTC).

A formação daqueles militares contribui para o reforço das capacidades operacionais da Força Aérea e para uma maior e melhor cooperação entre os Estados-Membros da União Europeia.