Conteúdo principal

Militares integram Curso em Substâncias Perigosas

A Força Aérea marcou presença em duas edições do Curso de Técnico em Substâncias Perigosas, realizadas na Região Autónoma da Madeira, reforçando a cooperação institucional e a capacidade de resposta a emergências complexas.

A convite do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, o Sargento-Ajudante Miguel Moita, da Inspeção-Geral da Força Aérea, integrou o corpo docente de ambas as ações de formação. A sua participação como formador sublinha o reconhecimento externo da elevada competência técnica dos militares da especialidade de Operadores de Sistemas de Assistência e Socorro.

Na segunda edição do curso, a representação da Força Aérea foi alargada com a participação do Primeiro-Sargento Pedro Ferreira, da Base Aérea N.º 1, em Sintra, na qualidade de formando, permitindo assim consolidar e atualizar conhecimentos cruciais para a missão.

Estas ações visaram capacitar a estrutura regional com equipas especializadas na resposta a acidentes com substâncias perigosas e contaram ainda com a participação de elementos dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, dos Bombeiros Municipais de Machico e da Polícia de Segurança Pública, da Unidade Especial da Polícia e do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo.

Na Força Aérea, a resposta a incidentes desta tipologia está a cargo dos Serviços de Assistência e Socorro, sendo esta colaboração um testemunho da preparação e prontidão dos seus militares numa área tão técnica e exigente da proteção e socorro.