Conteúdo principal

Força Aérea: Apresentação dos resultados do PRR e do Empenhamento Operacional do UH-60 Black Hawk

Decorreu hoje, 19 de outubro, no Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide, a Cerimónia de Apresentação dos Resultados do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Empenhamento Operacional do UH-60 Black Hawk no Combate a Incêndios Rurais.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional (MDN), Nuno Melo, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) e Autoridade Aeronáutica Nacional, General Sérgio da Costa Pereira, do Secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Catalão, e do Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha.

Durante a alocução, o General CEMFA afirmou que os resultados apresentados durante a cerimónia “são o produto de uma visão partilhada, de uma colaboração permanente entre instituições e de uma determinação coletiva que permitiu ultrapassar desafios…” de várias naturezas, acrescentando ainda que ao longo de todo o percurso encontrou “… nas várias entidades, não apenas interlocutores institucionais, mas verdadeiros parceiros na construção de capacidades fundamentais para o país.”. Terminou dizendo que a Força Aérea que está a ser construída é uma “Força Aérea moderna, multidomínio, tecnologicamente avançada, capaz de antecipar os desafios e, sobretudo, de transformar investimento, conhecimento e inovação em capacidade operacional ao serviço dos portugueses.

Relembre-se que foram adquiridos, através do PRR, dois helicópteros AW119 Koala, que reforçaram a capacidade da Esquadra 552 – “Zangões”, e 13 helicópteros UH-60 Black Hawk, que integram a Esquadra 551 – “Panteras”.

Mas o investimento não se limitou à aquisição de aeronaves. Na Base Aérea N.º 8, em Ovar, o Hangar Norte foi profundamente remodelado, e foi construído o edifício da Esquadra 551 – “Panteras”, ambos financiados maioritariamente pelo PRR e inaugurados em 2025 e 2026, respetivamente.

Estas infraestruturas potenciam a prontidão e a eficácia das operações, contribuindo para uma resposta mais célere e coordenada em missões de proteção e socorro.

Paralelamente, a Força Aérea investiu na preparação das suas tripulações e equipas de manutenção. Através de formação, treino e aperfeiçoamento de procedimentos, a Esquadra 551 desenvolveu progressivamente as competências necessárias para assegurar o emprego operacional dos novos meios.

Nuno Melo reforçou, durante o seu discurso, a importância deste investimento nos próprios militares, dizendo que “nada disto é possível sem o fator humano, sem os homens e mulheres das Forças Armadas e de todos os outros que estão empenhados…” 

A Cerimónia terminou com uma visita aos UH-60 Black Hawk e ao AW119 Koala que se encontravam em exposição estática. 

Este ano marca o início da missão de combate aos incêndios rurais, no entanto o materializar desta capacidade foi o culminar de um trabalho contínuo e de elevada exigência, demonstrando, uma vez mais, o compromisso da Força Aérea para com o país.