
A Força Aérea, em coordenação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, resgatou esta manhã, dia 20 de agosto, as duas pessoas que se haviam perdido num local de difícil acesso do Parque Nacional da Peneda-Gêres. O casal, um homem português e uma mulher inglesa, foi recuperado pela Esquadra 751 – “Pumas”, que opera o helicóptero EH-101 Merlin.
As duas pessoas ter-se-ão perdido ontem durante um passeio e foram localizadas ainda nessa noite. Contudo, devido ao estado físico de ambas e às dificuldades de acesso por via terrestre, acabaram por pernoitar no local, com apoio de elementos dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.
Pela madrugada, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa empenhou um EH-101 Merlin sediado na Base Aérea N.º6, no Montijo, que chegou à zona de operações por volta das 07h00. Após recuperado, o casal foi encaminhado para o Hospital de Braga.
Horas antes, no dia 19 de agosto, a Esquadra 751 já tinha sido ativada para um resgate na Praia da Ursa, em Sintra, em coordenação com a Marinha e o INEM. A tripulação do EH-101 Merlin de alerta no Montijo foi chamada para recuperar uma mulher, de nacionalidade brasileira, que terá caído numa escarpa e se encontrava ferida. A vítima foi transportada até ao Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro, e encaminhada para o Hospital de Santa Maria.